Seguidores

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

"ÔM NAMAH SHIVAYA"



"ÔM NAMAH SHIVAYA" É um mantra composto fisicamente de sílabas soadas de forma a influenciar o sistema humano, vibra afectando a matéria física, emocional e mental. A palavra é muito poderosa, a todo momento presenciamos isto no nosso dia a dia ao utilizarmos palavras para obtermos o que desejamos (e o que não desejamos).

"Ôm, inclino-me perante Shiva" ou "Ôm, inclino-me perante o meu divino Ser interior". As cinco letras de "Namah Shivaya" significam as cinco acções do Senhor: criação, preservação, destruição, o ato de ocultar e a benção; significam também os cinco elementos e toda a criação através da combinação deles. "Na" denota o poder oculto do Senhor que faz a alma se mover pelo mundo, "Mah" é a amarra que prende a alma na roda das vidas e mortes. "Shi" é o símbolo do Senhor Shiva, "Va" é a Sua graça e "Ya" é a alma individual. Se a alma se enreda em "Na" e "Mah" ela ronda interminavelmente pelo mundano, se ela se associa com "Va" ela vai em direção a Shiva. "Namah Shivaya" forma o corpo do Senhor Shiva e o mantra propicia que "eu me refugie no corpo do Senhor Shiva"’.

É utilizado na meditação ióguica e os seus praticantes afirmam que o seu japa (repetição mental ou verbal de um mantra) que se pode fazer usando um japamala, induz um profundo relaxamento físico e mental, além de possuir eventuais efeitos curativos.

Babaji ensinava que se as pessoas repetissem constantemente o nome do Deus da crença de cada um, a vida dos homens e todos os seres do planeta poderia ser reconduzida para um padrão mais saudável e eventualmente poderíamos esperar um futuro menos negro do que este que a humanidade actual está gerando. São milhares os depoimentos de pessoas relatando os efeitos extraordinários provocados pelo uso constante deste mantra.

4 comentários:

Susana Falhas disse...

Interessante, Emília. Cada vez mais fico convencida de que só os pensamentos positivos trazem outrso posistivos e assim conseguimos alcançara os nossos objectivos.

Vim também para te desafiar para a blogagem "Festas e tradições", que vai começar a 10 de Agosto.
Será que é desta que vais participar?

Seria uma honra para mim, amiga!
Envia um texto , máx 25 linhas e uma foto até dia 8 para : aminhaldeia2sapo.pt.

Bjs Susana
Bjs Susana

LISON disse...

SAUDAÇÕES!
AMIGA EMILIA,
Um texto simplesmente extraordinário!
Além das vastidões icomensuráveis do Universo, e excedendo toda a inteligência humana, está o Sagrado Triângulo de OM. Dele tudo emana, para ele tudo retorna.
Parabéns pelo Lindo POST!
ABRAÇOS!LISON.

Renato disse...

Olá amiga Emilia, viajei com seu texto, muito legal.
Abraços forte

Alan Montalvão disse...

Quando escuto músicas melancólicas, acabo sem notar ficando melancólico. Quando escuto músicas alegres, não demora muito estou batendo o pé ou tamborilando com os dedos da mão o ritmo da música e, naturalmente, fico mais "simpático". Concluo, por esses exemplos, que faz todo sentido um mantra em que repetimos o nome de nosso deus nos elevar o estado de espírito.