Seguidores

domingo, 2 de agosto de 2009

Assim surgiu a aranha...

Segundo o poeta romano Ovídeo nas suas “Metamorfoses”, Arachne tecedeira que morava na Lydia (localidade famosa por produzir alguns dos tecidos mais belos do mundo antigo) envaidecida com a sua perícia na arte de tecer, arrogantemente reivindicava que a sua capacidade rivalizava com a da deusa Atena. Esta na qualidade de protectora dos tecelões, tomando conhecimento da existência de Arachne, viaja até á Lydia a fim de se confrontar com ela. Disfarçada de um camponês idoso, Atena, advertiu a jovem para que não se comparasse aos dos deuses. A tecedeira rejeita os conselhos e vaidosa desafia a própria deusa para uma disputa. Atena teceu uma tapeçaria com imagens que prediziam o destino dos mortais que desafiavam os deuses e Arachne uma tapeçaria onde mostrava os amores dos deuses. A jovem tecelã foi tão perfeita durante a disputa que a deusa não encontrando uma falha sequer, irada feriu Arachne e rasgou-lhe a tapeçaria. A jovem ficou tão triste que tentou o suicídio enforcando-se, mas a deusa apiedando-se, salvou-a transformando a corda que Arachne usava numa suave teia, mas pelo seu pecado foi transformada numa aranha, e assim a beleza de sua arte nunca deixaria de ser realizada

5 comentários:

Daniela Figueiredo disse...

Que linda história! Não conhecia! Adorei o novo visual do blog, está moderno, mais claro. Beijos.

LISON disse...

SAUDAÇÕES!
AMIGA EMILIA,
Que lenda fascinante, quanta riqueza!
Uma estoría simplesmente fantástica!
Parabéns pelo lindo Post!LISON.

Bruxaria Cristão disse...

Eu ja tinha ouvido por cima, agora amei ler os detalhe, obrigada por me esclarecer o que eu não sabia. abraço e namastê.

ProfessorNelsonMS disse...

Emilia,

Um belo conto da mitologia grega com uma importante lição de sobre vaidade e orgulho.

Um abraço.

Nelson

Guilherme Freitas disse...

A mitologia grega é fascinante. Essa história não conhecia, mas achei muito interessante. Eu adoro ler histórias sobre a mitologia grega e seus deuses e personagens. Abraços.