Seguidores

domingo, 2 de agosto de 2009

Teseu e o fio de Ariadne

O Minotauro (touro de Minos) é uma figura mitológica criada na Grécia Antiga. Com cabeça e cauda de touro num corpo de homem, este personagem povoou o imaginário dos gregos, levando medo e terror.
Conta o mito que o rei Minos, pediu ao deus grego Poseidon por um sinal, que lhe assegurasse que ele, e não o seu irmão, subiria ao trono de Creta. Poseidon aceitou o pedido, porém pediu em troca que Minos sacrificasse, em sua homenagem, um lindo touro branco que sairia do mar. Ao receber o animal, o rei ficou tão impressionado com sua beleza que resolveu sacrificar um outro touro em seu lugar, esperando que o deus não percebesse.

Poseidon furioso, resolveu castigar o rei e faz com que a esposa de Minos, Pasífae, se apaixonasse pelo touro. Dessa paixão nasceu o Minotauro. Desesperado e com muito medo, Minos solicitou a Dédalos que este construísse um labirinto gigante para prender a criatura. O labirinto foi construído no subsolo do palácio de Minos, na cidade de Cnossos, em Creta.

Na altura, Androceu, filho de Minos, tinha sido morto pelos Atenienses, que invejavam as suas vitórias no festival panatináico. Para vingar a morte do filho, Minos declarou guerra contra Atenas e venceu. Ordenou então, que sete rapazes e sete virgens atenienses fossem enviados a cada nove anos para serem devorados pelo Minotauro. Pela altura do terceiro sacríficio, Teseu, decide ir a Creta a fim de matar o terrivel touro.

Ao chegar à ilha, Ariadne (filha do rei Minos) apaixonou-se pelo herói grego e resolve ajudá-lo, entregando-lhe uma espada e um novelo de lã para que Teseu pudesse marcar o caminho na entrada e não se perder no grandioso e perigoso labirinto. Com todo cuidado, Teseu escondeu-se entre as paredes do labirinto e atacou o monstro de surpresa. matando a terrível criatura. Assim, o herói ajudou a salvar outros atenienses que ainda estavam vivos dentro do labirinto e saíram do local seguindo o caminho deixado pelo novelo de lã.

O mito do Minotauro foi um dos mais contados na época da Grécia Antiga. Passou de geração em geração ensinando o que poderia acontecer àqueles que desrespeitassem ou tentassem enganar os deuses.

4 comentários:

Anónimo disse...

As histórias da mitologia Grega são muito interessantes. Essa é muito boa.

LISON disse...

SAUDAÇÕES!
AMIGA EMILIA,
Que lenda fascinante!
Você descreveu tão bem, que dá para visualizar o labirinto!
Uma lenda fantástica!
PARABÉNS PELO LINDO POST!
LISON.

Renato disse...

Que aula professôra, muito bom seu texto, show de bola, mitologia é um assunto muito bom de se estudar e conhecer.
Abraços forte

Seu Luiz disse...

A Mitologia grega é muito rica. Excelente artigo, parabéns.

Abraços