Seguidores

terça-feira, 4 de agosto de 2009

A união faz a força



Um próspero fazendeiro lá de Minas estava gravemente enfermo. Preocupado com a desarmonia entre seus quatro filhos, resolveu dar-lhes uma lição. Chamou-os, mostrou-lhes um feixe de gravetos amarrados e disse: "Como vocês sabem, estou doente e posso morrer a qualquer momento. Aquele que conseguir quebrar estes gravetos só com as mãos será meu único herdeiro. Os filhos estranharam, mas aceitaram o desafio. Entretanto, nenhum deles conseguiu quebrar os gravetos. Indignados com a tarefa impossível proposta pelo pai, puseram-se a reclamar. Foi quando o fazendeiro pediu o feixe a anunciou que ele mesmo iria quebrá-lo. Incrédulos, os filhos lhe alcançaram os gravetos e, atônitos, assistiram ao pai que, deitado, foi retirando os gravetos e quebrando-os um a um, para depois concluir:

- Vocês são como este feixe. Enquanto estiverem unidos, sempre poderão contar com o apoio um do outro. Porém, separados, vocês são tão frágeis quanto cada um destes gravetos.

Trata-se apenas de uma fábula, como tantas outras que pregam essa mesma moral: a união faz a força. Mas, se abrirmos os olhos e observarmos ao nosso redor, podemos perceber que essa é uma das verdades menos questionáveis.

Eugênio Mussak: Edições Abril

5 comentários:

Renato disse...

Que mensagem de leitura simples mais com um conteúdo maravilhoso, muito boa mesmo e parabéns pela escolha do video.
Abraços forte

eu disse...

ótimo post, unidos serem fortes,abração!

LISON disse...

Saudações!
AMIGA EMILIA,
Que lição extraordinária...Num primeiro momento os búfalos tiveram uma baixa e foram buscar reforços. Os leões estavam seguros que venceram, desunidos brigaram por suas partes, resumindo, ficaram sem saída, se entrassem no rio os crocodilos unidos estavam a espera...Lições, que todos devem guardar e aplicar. A união sempre foi a benfeitora maior dos seres humanos.
Excelente vídeo e uma profunda mensagem!
Parabéns pelo excelente Post!
ABRAÇOS!LISON.

Susana Falhas disse...

Juntos tudo se consegue...porque a união faz a força.

Bjs Susana

BLOGZOOM disse...

Que bela mensagem para relfexão. Eu adorei ver o vídeo! Foi bastante perspiscaz!