Seguidores

domingo, 14 de junho de 2009

Igrejas rupestres de Göreme - Turquia

Göreme situa-se na Turquia na região da Capadócia, famosa pelas suas formações rochosas e antigas habitações escavadas na pedra.

A zona de Göreme é habitada desde as épocas mais antigas. Mais recentemente os cristãos procuraram refugio nesta zona para fugir às agressões dos muçulmanos, aproveitando as particulares condições geológicas img049 As antigas igrejas da zona, hoje em parte derrubadas, remontam ao sec VII. Diz-se que em Göreme existiam 365 igrejas, uma para cada dia do ano, destas, só 30 podem hoje ser visitadas. Cristãos e comunidades de monges utilizaram estes lugares como refúgios e retiros. Escavados nos cones de rocha a sua localização tornava-se difícil mas a sua defesa mais fácil.goremeEstas igrejas na sua maioria foram construídas depois de 850 e decoradas segundo um estilo extremamente simplificado. A arte pictórica teve aqui um grande desenvolvimento gerando um estilo próprio chamado “Capadócia” que, tinha como ponto de partida o que se fazia nas grandes cidades e que os pintores reinterpretavam e esquematizavam segundo as necessidades e as exigências dos frequentadores dos mosteiros. 37f858a1-7035-4ec0-b4f9-e8a88ab1c846Em Göreme encontra-se o Valle de El Nazra onde as chaminés de fadas albergam várias igrejas como a Igreja da Virgem. No Valle de Kiliçlar Vadisi encontra-se a famosa igreja de Kiliçlar decorada com belíssimos frescos. darkchurchoutsideKaranlik Kilise foi um verdadeiro complexo monástico edificado no sec XI graças a quatro benfeitores que se encontram representados nos frescos internos. É vulgarmente conhecida pela igreja escura, devido à pouca luz existente na capela, e foi essa obscuridade que permitiu a conservação destes notáveis frescos durante séculos. Karanlik_kilise16As cenas representadas nos frescos de Karanlik Kilise, são as já habituais nas igrejas católicas: cenas da vida de Cristo, como o Cristo Pantocrator e a Cruxificação que vemos nas imagens a cima, há ainda representações da Natividad, da Última Ceia e do Baptismo.Capadocia As chaminés de fada, existentes em toda a Capadócia formam-se graças à erosão exercida durante milhares de anos sobre materiais frágeis de origem vulcânica, pontuados por blocos de basalto e andesito e cuja altura pode chegar até aos 40m. Vistas ao longe fazem lembrar castelos e talvez por isso estas formações geológicas tenham recebido esta designação.

Desde 1985 este lugar encontra-se protegido pela UNESCO

3 comentários:

Unknown disse...

Saudações!
Amiga Emilia,
Todas as vezes que visito o Site Aprendemos, realmente acesso lições de enterno aprendizado!
O seu texto foi tão bem escrito que nos transporta a um mundo encantado e santo. Deus em sua infinita sabedoria presentou o homem com monumentos sagrados tão especiais...Tudo em nome da evolução de todos os viventes...Provavelmente, quando o Grande Arquiteto do Universo percebeu as limitações deste mesmo homem, se fez pulsar a natureza, rainha maior, que, acionou o vento soprante para esculpir serras, rochas, planaltos e florestas...Goreme é uma dessas milhares de localidades eleitas em Templos sagrados, cuja finalidade maior é o receber o homem e prepará-lo a grande iniciação...E, ai da humanidade se não houvessem Templos e homens iluminados!
Meus parabéns pelo belo registro histórico!
De Coração,
LISON.

Guilherme Freitas disse...

Emília, lindas imagens das igrejas. Não conhecia esse lugar e me pareceu ser muito bem conservado. Ah esse nosso planeta nos apresenta cada maravilha não? Beijos.

Sandra Franzoso disse...

Muito exóticas, gosto muito do que é diferente, do que foge ao tradicional.