Arquitectura Colonial
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos - Congonhas - Minas Gerais - Brasil
O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos é um conjunto arquitectónico e paisagístico localizado no morro do Maranhão, no município de Congonhas, estado de Minas Gerais.
Foi considerado Património Mundial da UNESCO em 1985.
O conjunto insere-se na chamada arquitectura colonial, definida como a arquitectura realizada no actual território brasileiro desde 1500, ano dos descobrimentos pelos portugueses, até a independência em 1822.
Os responsáveis pelas obras arquitectónicas da colónia ficaram, na maior parte das vezes, no anonimato, até mesmo no caso de alguns grandes conventos e igrejas. Porém, sabe-se que muitos dos autores das obras mais sofisticadas da colónia foram religiosos ou engenheiros militares, que na sua maioria eram portugueses. As ordens religiosas como a dos Jesuítas, Beneditinos, Franciscanos e Carmelitas, das primeiras a se fixarem no Brasil, possuíam nos seus quadros arquitectos e construtores notáveis, e com eles se iniciou uma grande tradição de construções religiosas cada vez mais ricas e imponentes
Ao longo do século XVIII, os engenheiros militares portugueses projectaram algumas das obras mais importantes da arquitectura colonial
O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos foi construído em várias etapas, nos séculos XVIII e XIX, por vários mestres, artesãos e pintores, como António Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e Manuel da Costa Ataíde.
A fundação do santuário é atribuída ao português Feliciano Mendes que, tendo adoecido gravemente, prometeu construir um templo a Bom Jesus de Matosinhos, como o que havia em Braga, sua terra natal, caso alcançasse a cura.
Fonte: Wikipédia
Santuário do Bom Jesus- Braga- Portugal
9 comentários:
Carnaval em pleno inverno?? Gostei, viu?!! Acho que melhor do que esse calor danado aqui... kkkk
Parabéns pela postagem!!
Beeijoos
Achei interessante também essa parte do Carnaval no Inverno. As pessoas também saem "semi-nuas" sambando pelas ruas?
Ótimo final de semana!
Obrigada pela visita no blog, virei sua seguidora :)
Olá Emília,
obrigada pela visita e comentário no meu blogue.
Realmente o Halloween em Portugal tem sido comemorado nas escolas, Infantário, 1º, 2º e 3º ciclos, porém creio que a adesão é crescente. No ano passado já tive crianças a tocar à campainha, a pedir doces!
Os meus filhos não vão, nem se fantasiam; apenas aprenderam o que é o dia das bruxas e fizeram alguns trabalhos manuais.
A interculturalidade é inevitável, e o seu post é prova disso.
Até breve!
Carnaval no inverno?
Bem interessante!
Parabéns pela postagem e pelo texto de Congonhas do Campo, linda cidade que eu conheço, morava em Belo Horizonte e estava sempre por lá, onde há lindas festas folclóricas.
Parabéns pela blogagem e obrigada pela visita!
Rô!
Que lindo Santuário! Mas não tinha como ser diferente, né? Tantos homens talentosos participaram de sua construção... Deu vontade de ir conhecer!
E carnaval, com tão pouca roupa nessa temperatura!? Hehehhe...
Ótimo post!
Obrigada por ter ido lá no meu continho, e volte sempre que quiser, será um prazer.
Beijos!
Coitados, hipotermia...
Obrigada pelo comentário no Fio, tb gostei do seu post. A imagem ha home do seu blog é linda. Virei mais vezes. Abraço.
Quando passei pelo blogue do Jorge e vi as fotografias de Olinda, perguntei a ele se conhecia Minas Gerais com os seus casarios coloniais. Sincronia!! Legal!! Beijus
Olá, Mikasmi!
Demorei, mas enfim consegui chegar! :-)
Achei muito interessante a história da construção do Santuário em Matosinhos. Quanta coisa ainda por conhecer deste meu Brasil! :-)
Obrigado pela presença lá na Lavanderia Virtual!
Abraços!
Carnaval no frio tudo bem, mas com vários casacos ...
Conheço o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas. É realmente um local muito bonito e interessante e que várias pessoas não conhecem.
Bjs.
Elvira
Enviar um comentário