Seguidores

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Blogagem colectiva - Importando Folclore









Arquitectura Colonial

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos - Congonhas - Minas Gerais - Brasil

O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos é um conjunto arquitectónico e paisagístico localizado no morro do Maranhão, no município de Congonhas, estado de Minas Gerais.
Foi considerado Património Mundial da UNESCO em 1985.
O conjunto insere-se na chamada arquitectura colonial, definida como a arquitectura realizada no actual território brasileiro desde 1500, ano dos descobrimentos pelos portugueses, até a independência em 1822.
Os responsáveis pelas obras arquitectónicas da colónia ficaram, na maior parte das vezes, no anonimato, até mesmo no caso de alguns grandes conventos e igrejas. Porém, sabe-se que muitos dos autores das obras mais sofisticadas da colónia foram religiosos ou engenheiros militares, que na sua maioria eram portugueses. As ordens religiosas como a dos Jesuítas, Beneditinos, Franciscanos e Carmelitas, das primeiras a se fixarem no Brasil, possuíam nos seus quadros arquitectos e construtores notáveis, e com eles se iniciou uma grande tradição de construções religiosas cada vez mais ricas e imponentes
Ao longo do século XVIII, os engenheiros militares portugueses projectaram algumas das obras mais importantes da arquitectura colonial
O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos foi construído em várias etapas, nos séculos XVIII e XIX, por vários mestres, artesãos e pintores, como António Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e Manuel da Costa Ataíde.
A fundação do santuário é atribuída ao português Feliciano Mendes que, tendo adoecido gravemente, prometeu construir um templo a Bom Jesus de Matosinhos, como o que havia em Braga, sua terra natal, caso alcançasse a cura.
Fonte: Wikipédia

Santuário do Bom Jesus- Braga- Portugal


Carnaval de Torres Vedras
O carnaval em Portugal celebra-se em pleno inverno, às vezes com chuva e temperaturas que rondam os 5 ou 6º C.. Muitos vão parar ao hospital com hipotermia.


carnaval em Torres Vedras



carnaval em Torres Vedras

9 comentários:

Anónimo disse...

Carnaval em pleno inverno?? Gostei, viu?!! Acho que melhor do que esse calor danado aqui... kkkk

Parabéns pela postagem!!
Beeijoos

*Renata Gianotto disse...

Achei interessante também essa parte do Carnaval no Inverno. As pessoas também saem "semi-nuas" sambando pelas ruas?

Ótimo final de semana!

Obrigada pela visita no blog, virei sua seguidora :)

Fernanda disse...

Olá Emília,
obrigada pela visita e comentário no meu blogue.
Realmente o Halloween em Portugal tem sido comemorado nas escolas, Infantário, 1º, 2º e 3º ciclos, porém creio que a adesão é crescente. No ano passado já tive crianças a tocar à campainha, a pedir doces!
Os meus filhos não vão, nem se fantasiam; apenas aprenderam o que é o dia das bruxas e fizeram alguns trabalhos manuais.
A interculturalidade é inevitável, e o seu post é prova disso.
Até breve!

disse...

Carnaval no inverno?
Bem interessante!
Parabéns pela postagem e pelo texto de Congonhas do Campo, linda cidade que eu conheço, morava em Belo Horizonte e estava sempre por lá, onde há lindas festas folclóricas.
Parabéns pela blogagem e obrigada pela visita!
Rô!

Camila disse...

Que lindo Santuário! Mas não tinha como ser diferente, né? Tantos homens talentosos participaram de sua construção... Deu vontade de ir conhecer!

E carnaval, com tão pouca roupa nessa temperatura!? Hehehhe...

Ótimo post!

Obrigada por ter ido lá no meu continho, e volte sempre que quiser, será um prazer.

Beijos!

Vanessa Anacleto disse...

Coitados, hipotermia...

Obrigada pelo comentário no Fio, tb gostei do seu post. A imagem ha home do seu blog é linda. Virei mais vezes. Abraço.

Anónimo disse...

Quando passei pelo blogue do Jorge e vi as fotografias de Olinda, perguntei a ele se conhecia Minas Gerais com os seus casarios coloniais. Sincronia!! Legal!! Beijus

Juca disse...

Olá, Mikasmi!

Demorei, mas enfim consegui chegar! :-)

Achei muito interessante a história da construção do Santuário em Matosinhos. Quanta coisa ainda por conhecer deste meu Brasil! :-)

Obrigado pela presença lá na Lavanderia Virtual!

Abraços!

Anónimo disse...

Carnaval no frio tudo bem, mas com vários casacos ...

Conheço o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas. É realmente um local muito bonito e interessante e que várias pessoas não conhecem.

Bjs.
Elvira