Seguidores

sábado, 5 de março de 2011

O Bem e o Mal tem a mesma face


Diz uma lenda referente à pintura da Santa Ceia, ou "Última Ceia de Jesus com seus Apóstolos": Que ao conceber este quadro, Leonardo da Vinci deparou-se com uma grande dificuldade: precisava pintar o bem - na imagem de Jesus e o mal - na figura de Judas, o amigo que resolvera traí-lo durante o jantar.
Interrompeu o trabalho no meio, até que conseguisse encontrar os modelos ideais.
Certo dia, enquanto assistia um coral, viu em num dos cantores a imagem perfeita de Cristo. Convidou-o para o seu atelier, e reproduziu os seus traços em estudos e esboços.


Passaram-se três anos. A 'Última Ceia' estava quase pronta - mas Da Vinci ainda não havia encontrado o modelo ideal de Judas. O cardeal, responsável pela igreja, começou a pressioná-lo, exigindo que terminasse o mural.


Depois de muitos dias a procurar, o pintor finalmente encontrou um jovem prematuramente envelhecido, bêbado, esfarrapado, atirado na sarjeta.Imediatamente pediu aos seus assistentes para que o levassem até a igreja. Da Vinci, copiou as linhas da impiedade, do pecado, do egoísmo, tão bem delineadas na face do mendigo que, coitado, mal consegui a parar em pé.


Quando terminou, o jovem - já um pouco refeito do seu estado anterior - abriu os olhos e viu a pintura E disse, numa mistura de espanto e tristeza: Eu já vi este quadro antes!

Quando? - perguntou surpreso Da Vinci.

Há três anos atrás, antes de eu perder tudo o que tinha. Numa época em que eu cantava num coro, tinha uma vida cheia de sonhos, e o artista me convidou para posar como modelo para a face de Jesus.
(autor desconhecido)


"o Bem e o Mal têm a mesma face; tudo depende apenas da época em que cruzam o caminho de cada ser humano."



Fonte http://www.forumespirita.net/fe/index.php

1 comentário:

Ademar Maggi disse...

Gostei, muito legal Emilia. Cada um de nós tem dentro de si o potencial para ser bom ou mal,e mesmo o bandido mais impiedoso pode ser um bom pai, da mesma forma que aquele cidadão dito exemplar perante a sociedade pode ser péssimo dentro de casa. Devemos procurar balancear esses atributos, nada é 8 ou 80, existe muita entre os dois, e isso pode e varia conforme cada momento de nossas vidas.
GRANDE abraço,