Seguidores

sábado, 12 de setembro de 2009

Alma perdida



Alma Perdida

Toda esta noite o rouxinol chorou,
Gemeu, rezou, gritou perdidamente!
Alma de rouxinol, alma da gente,
Tu és, talvez, alguém que se finou!

Tu és, talvez, um sonho que passou,
Que se fundiu na Dor, suavemente ...
Talvez sejas a alma, a alma doente
Dalguém que quis amar e nunca amou!

Toda a noite choraste ... e eu chorei
Talvez porque, ao ouvir-te, adivinhei
Que ninguém é mais triste do que nós!

Contaste tanta coisa à noite calma,
Que eu pensei que tu eras a minh’alma
Que chorasse perdida em tua voz! ...

Florbela Espanca, in "Livro de Mágoas"




Escavação

Numa ânsia de ter alguma cousa,
Divago por mim mesmo a procurar,
Desço-me todo, em vão, sem nada achar,
E a minh'alma perdida não repousa.

Nada tendo, decido-me a criar:
Brando a espada: sou luz harmoniosa
E chama genial que tudo ousa
Unicamente à fôrça de sonhar...

Mas a vitória fulva esvai-se logo...
E cinzas, cinzas só, em vez do fogo...
- Onde existo que não existo em mim?

. . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . .

Um cemitério falso sem ossadas,
Noites d'amor sem bôcas esmagadas -
Tudo outro espasmo que princípio ou fim...

Mário de Sá-Carneiro, in 'Dispersão'

5 comentários:

PROJETO NOVO IMPULSO disse...

Amada que belo poema e a interpretação maginifica do locutor, parabéns.
A paz

Principe Encantado disse...

Amiga Mikasmi, sensacional este poema, adorei viajei em meus sonhos.
Abraços forte

LISON disse...

SAUDAÇÕES!
AMIGA EMILIA,
MARAVILHA,
Uma belo conjunto, mas,fico com o poema de, Florbela Espanca.
Parabéns pelo lindo vídeo!
Um Post magnífico!
Abraços!
LISON.

Jânio disse...

Faço minha as palavras dos Dihittianos, a poesia é muito bonita, expressa muita emoção.

Bjs

Ana Maria disse...

Mikasmi,
Muito obrigada por sua visita e comentário.
Gostei muito de seu blog, de imediato me apaixonei pela poesia de Florbela.
Parabéns!
Abraço,
Ana Maria