Seguidores

terça-feira, 3 de março de 2009

Pentagrama


A palavra “pentagrama “ vem do antigo grego, e significa cinco linhas.
A palavra grega pode ainda derivar da antiga Mesopotâmia, cerca de 3000 a. C, aqui significava corpo celestial ou estrela.
O pentagrama é essencialmente uma estrela de cinco pontas, e tem vindo a representar aos olhos dos cristãos a magia negra, embora as suas origens fossem as de um talismã e símbolo sagrado geométrico, que remonta à antiga Grécia.
Na tradição cristã, o pentagrama já foi utilizado para representar as cinco feridas, ou estigmas, de Cristo. Para os Pitagóricos, as cinco pontas representam os cinco clássicos: fogo, terra, ar, água e pensamento.
Os Pitagóricos também viam no pentagrama a perfeição matemática e perceberam que entre outras coisas, o pentagrama esconde no interior das suas linhas, a Proporção Dourada.
Nos círculos de magia negra, ou simbolismo satânico, o pentagrama está invertido, com a ponta apontada para baixo. A sua utilização como símbolo satânico parece ser recente, sem qualquer precedente real ou utilização associada aos tempos antigos.
Na tradição hebraica, o pentagrama foi associado aos cinco livros do Antigo Testamento.
O pentagrama também era conhecido como estrela de Salomão, ou selo de Salomão, e é utilizado nas tradições mágicas e rituais árabes, bem como em rituais judaicos.

2 comentários:

VanlausxD disse...

Aew Sou Fâ de pentagramas....
mais ainda que sou um rpgsta...
pentagramas simbolos usados em aprisionamento e proteçao comtra espectros demonios e algumas outras criaturas no sistema daemon claro....

rhe disse...

.. .. eu pensei que o simbolo fosse usado como proteção...