Seguidores

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Pyrheliophero - o primeiro dispositivo a captar energia solar, inventado por um português, em 1904


No verão de 1904 o padre português Manuel António Gomes apresenta na Feira Mundial de Saint Louis, Missouri, EUA um dispositivo por si inventado a que deu o nome de Pyrheliophero.
Reconhecendo o carácter inovador da invenção o júri atribui-lhe um “Grand Prix”
O Pyrheliophero era constituído por um grande reflector parabolóide instalado numa montanha equatorial, ou seja rodava sobre um eixo paralelo ao eixo da rotação da Terra.
Esta montagem permita seguir o lento movimento aparente do Sol, de este para oeste, através de um mecanismo de relojoaria, e manter-se sempre apontado para o Sol com grande precisão.
A superfície reflectora, com uma área de 80m2, estava revestida de 6117 pequenos espelhos, e concentrava a radiação solar num círculo com 15cm de diâmetro. A altura da estrutura era de 13m. O forno encontrava-se, como era habitual, no foco do parabolóide, ou seja, no ponto onde se concentram raios luminosos que chegavam paralelamente ao seu eixo, como acontecia com os raios solares.
Com o Pyrheliophero o Padre Manuel Gomes, alegou ter atingido a temperatura recorde de 3.800 graus centígrados
No dia da demonstração as pessoas faziam fila para observar a reverberação solar que encadeava os olhares dos visitantes do gigantesco aparelho.
Então o Padre Manuel Gomes aproximando-se do forno refractário fazia passar repentinamente diante do ponto fulcral um grosso tronco de madeira e num ápice incendiava o lenho.
O Padre Manuel António Gomes nasceu a 9 de Dezembro de 1868 em Santiago de Cendufe, conselho de Arcos de Valdevez, no seio de uma família de agricultores pobres, tendo feito os seus estudos no seminário de Braga. Os seus estudos no domínio da energia solar, granjearam-lhe grande prestígio. O expoente máximo foi o prémio que recebeu em St Louis(EUA) em 1904

1 comentário:

João disse...

Emilia,

Curiosa esta história que desconhecia,ela mostra como desde há muito que a energia solar tem sido encarada como uma fonte para ser usada...porque será que somente há poucos anos esta energia é valorizada?

Mas como sabemos que a sociedade é uma disputa de interesses e forças,compreende-se que as mais fortes imponham-se pelo lucro nesta economia dominante...

Abraço amiga,
joao