Seguidores

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

William Turner


Joseph Mallord William Turner (Londres 23 de Abril de 1775 -Chelsea,19 de Dezembro de 1851) foi Foi um pintor romântico. É considerado por alguns um dos percursores do Impressionismo, em função dos seus estudos sobre cor e luz.

Turner dedicou-se à pintura da paisagem com paixão. Foi considerado um dos pintores mais importantes do romantismo. Turner foi extremamente precoce, brilhante e bem sucedido. Iniciou-se na actividade artística aos 13 anos com desenhos e com 15 anos era já um pintor considerado. Era um homem solitário, sem amigos e quando pintava não permitia a presença de pessoas, mesmo que fossem outros artistas.

Uma de suas preocupações principais foi a aplicação da luz e a sua incidência sobre as cores da maneira mais natural possível. Para tal, dedicou-se intensamente ao estudo dos paisagistas holandeses do século XVIII, muito em voga naquela época na Europa. Os temas dos seus quadros eram geralmente paisagens, o mar era também, uma constante nos quadros do pintor inglês.
Com o tempo desenvolveu o seu próprio estilo. Produziu cerca de 20 000 obras. O modo como Turner trata a água, o céu e a atmosfera, afasta-se de todo o realismo natural e transforma-se no reflexo anímico da situação. As pinceladas soltas e difusas dão forma a um torvelinho de nuvens e ondas, a uma desesperança interior que se transmite à natureza, uma das características básicas do romantismo.
A viagem que realizou a Veneza em 1812 teve uma grande relevância na sua pintura, quando o pintor descobriu a importância da cor e conseguiu dar corpo à atmosfera de uma maneira que, anos depois, os impressionistas retomariam.
De 1830 a1840, Turner deixou de lado a forma e criou espaços voláteis de nuvens e cores, como em Chuva, Vapor e Velocidade (1844), por exemplo, que remete aos quadros abstractos de pleno século XX. Com toda a razão foi qualificado por muitos historiadores como o primeiro pintor de vanguarda.






1 comentário:

Elma Carneiro disse...

Boa noite Mikasmi
E ver que há 233 anos William Turner via a necessidade de sintetizar suas obras de arte com o exercício da criação. Porque a arte se faz criando. E na sua época a arte abstrata já fazia parte de suas maravilhosas telas com o esfumaçamento das pinceladas e pela criação livre de suas formas como se vê na primeira imagem.
Querida, tenho um blog de artes há 3 anos e gostaria que você conhecesse esse outro lado meu.
Espero que encontre um tempinho para me fazer uma visita ok?
http://elmineunitedstates.spaces.live.com/ Espaço Elma Carneiro - Arte Contemporânea.
Seu blog está maravilhoso, muito rico e convidativo a mais e mais visitas minhas.
Beijos